0
exo_capa


Depois da saída de dois integrantes e de outros vários escândalos envolvendo o grupo, é claro que a SMEnt. iria cuidar dos mínimo detalhes para o retorno de EXO. Se de fato esse empenho funcionou ou não, fica a critério das/os várias/os fãs da boyband sino-coreana e das/os amantes de kpop em geral. Por certo EXODUS continua trabalhando bem os vários talentos dos integrantes e mostra quanto eles ainda podem nos surpreender.
Porém, para falar do álbum em sim, é necessário fazer um pequeno retrospecto de tudo que envolveu esse retorno, então comecemos do começo!

O segundo show solo “The Exo’luXion”

EXO1


Contrariando até então o que era a lógica da empresa (retorno seguido de shows/tour), o grupo se apresentou por quatro dias no Olympic Gymnastics Arena antes mesmo de qualquer detalhe sobre a volta propriamente dita ser revelada. O nome do segundo show solo significa EXO + Revolution, evidenciando o “x”, dez em número romano.

E foi durante essas apresentações que o público pode ter o gostinho do que viria a ser o segundo álbum do EXO, pois eles apresentaram, dentre outras músicas inéditas, HurtPlayboy ePromise, sendo esta última composição de Lay e Chen, com a letra do rap por Chanyeol. Também durante os concertos foi revelado a prévia de Call Me Baby, música que viria a ser faixa-título da nova fase do grupo.

Pathcodes


exo_pathcodes
A SMEnt. liberou, em meados de março, um vídeo misterioso com Kai, finalizado com a palavra “EXODUS” e uma espécie de cubo com dez vértices, formando o símbolo do EXO. Estava começando assim o segundo nascimento do grupo e o desespero das/os EXO-Ls, para entender quais as mensagens escondidas em cada um dos dez vídeos, liberados ao longo do mês de março. Junto com os pathcodes, foi criada uma conta no twitter, dando mais dicas como “a primeira sugestão é o número de bolas de gude que passaram no labirinto”. Os vídeos, muito bem produzidos, e gravados em diferentes locais (Espanha, Inglaterra e China), utilizavam como base para as curtíssimas histórias os poderes dos garotos da era MAMA. Muito se especulou e muitas teorias foram criadas para explicar o nexo e as mensagens escondidas nos vídeos com a história do EXO em si. Apesar de ser a mesmíssima técnica de divulgação usada na era MAMA, prendeu muito bem a atenção e colocou o grupo em evidência.

First Love

Ainda antes de a faixa-título e todo o álbum serem inteiramente revelados, a SMEnt. liberou no canal do youtube a música First Love por dez  horas, como um presente adiantado para as/os fãs. É uma baladinha R&B deliciosa de se ouvir, com uma letra interessante, falando sobre um amor leve e colorido. Esta música não entrou no álbum.
     


O álbum

Finalmente no fim de março e de toda essa preparação misteriosa por parte da empresa, o segundo álbum completo do EXO foi revelado. EXO-D.O 2Apesar de toda essa expectativa e de o grupo já ter uma base de fã forte e fiel, o all-kill nos charts não veio de maneira fácil como muitos previam (e torciam), pois outros trabalhos também estava igualmente em evidência, como o mini álbum Colors, de miss A, e o single Puss, da AOA Jimin com participação de Iron.
EXO-Lay-3-650x975
EXODUS é um trabalho interessante e conta com nomes pesados da música na composição e produção. São dez músicas na versão coreana (dez na versão em mandarim, claro) de um pop altamente comercial. Para os fãs um pouco mais velhos, soou como algo parecido com o pop americano do início dos anos 2000, trazendo aquela sensação de nostalgia; para os fãs mais novos, ficou algo diferente e divertido. Ou seja, EXODUS, numa tacada só pretende cooptar, além dos habituais fãs coreanos/chineses, também entrar no radar não só de fãs mais jovens, como também daqueles um pouco mais velhos. Ponto para a SMEnt.!
EXO-Baekhyun-Pathcode-4
Transformer foi a música feita a para os rappers do grupo brilharem. Um hip-hop com batidas fortes e graves, é aquele tipo de canção intensa e atraente. Ótima opção para abrir os trabalhos.
What If (produzida, dentre outros, por The Underdogs, de Overdose), a primeira balada do grupo, que conta com a participação de todos os integrantes, é um R&B triste, nostálgico, arrependido. Com certeza se em coreano, ou em mandarim, existisse a palavra “saudade”, com o sentido doloroso que só nós brasileiros conhecemos, ela seria usada largamente nesta música.Exo-Chen-4-650x975
Segue o tom tristonho My Answer, cantada apenas pelos principais cantores do grupo (Suho, D.O. e Baekhyun na versão coreana, D.O., Chen e Lay na versão em mandarim), acompanhados apenas de um piano. É interessante ver o jogo de vozes muito bem colocado se declarando de forma envolvente “é você, minha resposta é você”. Tocante, não?
EXO-Sehun-Pathcode-3
E aí chegamos à música que dá nome ao trabalho. Se falarmos apenas em melodia, ela é ótima e viciante. Porém a letra deixa a desejar. Quer dizer, depois de todas as teorias e tentativas de entender porque o trabalho se chama Exodus, esperava-se algo um pouco mais profundo e lógico. Com um refrão confuso “êxodo, êxodo, ela é meu êxodo”, dá a impressão que o título da música foi escolhido aleatoriamente, um pecado quando estamos falando do todo planejado EXO.
EXO-Xiumin-Pathcode-1
El Dorado era uma das grandes curiosidades do fandom, pois o instrumental foi usado na prévia de Chanyeol antes da estreia do grupo e só foi revelada completamente agora. A música combina bem com mito da cidade de ouro perdida, o que me incomodou um pouco foi o tom. Por ser uma música alta (ou aguda, como preferirem), os refrãos (principalmente, mas não só eles) ficaram um pouco difíceis de cantar e dá para perceber certa dificuldade de Baekhyun para alcançar as notas altas de forma satisfatória.
exo - chanyeol 2
A versão em mandarim ficou melhor, pois Chen tem uma extensão vocal maior, mas mesmo assim um pouco desconfortável. Aqui dá para desfazer muito bem o mito que cantar alto é sinônimo de cantar bem. Não é. Teria sido melhor deixar essa música num tom mais baixo. Também acharia melhor se eles tivessem pronunciado “el dorado” com sotaque castelhano. Teria ficado mais charmoso!
exo-tao (4)
Playboy (inteiramente produzida por JongHyun, de SHINee) é mais jazzy e fala sobre pensar menos e agir mais quando se deseja alguém. Particularmente acho que essa música combina mais com o próprio Jonghyun que com o EXO.
Hurt tem uma introdução diferente, mais puxada para o creepy, contrastando com a música em si. A letra é um daqueles lamentos de alguém preso a um amor doentio, mas a batida forte a faz se distanciar de uma balada comum. Não é uma música difícil de escutar ou entender, pelo contrário, Hurt é ótima e te prende de primeira.
EXO-Kai
Lady Luck é sexy, romântica, surpreendente! Não é todo dia que se escuta um gemido bem erótico em qualquer trabalho da SMEnt., então essa música causa um espanto bom  e uma vontade de entendê-la e escutá-la sempre mais.
Por fim Beautiful, também umas das aguardadas desde 2012, com a ressalva de ter sido o solo de Suho no primeiro show do EXO, então uma parte da música já era conhecida. É uma balada delicada e agradável, finalizando de forma suave o álbum.

Call Me Baby

EXO sempre trabalhou com músicas intensas, então seria uma grande responsabilidade achar algo que se colocasse à altura dos outros sucessos do grupo. Tendo o nome de peso Teddy Riley na produção (The Boys de Girls’ Generation), Call Me Baby não falha, uma vez que tem um toque de diversão, adicionado à coreografia de alto nível e ao novo formato do grupo, adaptado de forma exemplar. Entretanto não dá para dizer que será uma faixa-título inesquecível, na verdade ela é bem lugar comum. Call Me Baby cumpre bem o propósito de qualquer música pop, que é chamar atenção por um tempo, mas é só isso mesmo. Faltou o mistério, o arrepio e o vício bem presentes em MAMA, Wolf, Growl e Overdose.




Claro que isso não é problema para o fandom. As conquistas de EXO com Call Me Baby são avassaladoras, como 17 vitórias nos programas musicais coreanos, entrar no Hot 100 canadense (apenas Psy havia conseguido esse feito antes, com Gangnam Style e Gentleman) e ser o grupo de kpop a alcançar a posição mais alta no ranking Billboard 200.
E sabendo tão bem da fidelidade das/os fãs, a SMEnt. colocou à venda VINTE versões do álbum, que só na pré-venda venderam mais de 500 mil cópias. É inegável o poder que EXO tem.

Conclusão

O álbum conta com músicas boas, mas tive certa dificuldade para entender o conjunto da obra. Na ânsia de mostrar como o grupo é versátil, a SMent. por vezes peca pelo excesso e acaba conseguindo o efeito contrário, escondendo a identidade dos artistas. Não é um problema só com o EXO, já notei que geralmente os mini álbuns de qualquer artista da SMEnt. costumam ser melhores, os álbuns se perdem e tendem a  ser um pouco confusos mesmo.
exo_labirinto
Outro ponto que incomodou um pouco os fãs foi o número dez aparecer de forma exaustiva. Seria uma indireta para Kris e Luhan? Pode ser. Mas lembremos que existe uma espécie de lenda criada para explicar o EXO e ela precisa seguir o grupo de forma lógica. Provavelmente no próximo retorno não exista nenhuma referência aos dois ex-membros.
Também destaco o fato de todo o mistério dos pathcodes não ter nenhuma relação com o videoclipe de Call Me Baby. É tão frustrante desperdiçar o frenesi criado por essas prévias que até hoje algumas(ns) fãs ainda tentam  relacionar os pathcodes com os outros videoclipes do EXO, criando uma sequência lógica.
CMB_ED2
Aliás, falando em sequência, especula-se que o grupo pode retornar muito em breve com El Dorado. Talvez more aí a possibilidade de continuação da narrativa mítica do grupo.
No mais, é sempre bom ver como são divididas as músicas e foi ótimo ouvir Kai e Chanyeol cantando mais, Sehun crescendo em suas participações e Xiumin se tornando parte essencial. Imaginei como seria o álbum com Kris e Luhan, principalmente quando escutei Beautiful e El Dorado. Contudo imagino que o objetivo maior de Exodus é provar que ninguém é insubstituível e que o grupo segue muito bem mesmo perdendo membros. Bom, acho que a SMEnt. conseguiu, né?
Obs1.: Pode ter seis, quatro, um, EXO-M sempre soa melhor que EXO-K, como é isso?Obs2.: Tao não saiu do EXO, então acalmem o coração!
EXO3-e1427851126383

Postar um comentário

 
Top